Logo Aventurar equipe de Balonismo

BALONISMO Voos Turísticos, Passeios de Balão e Voos Panorâmicos

Junte seu grupo e venha voar

Passeios de Balão
Reuna seus amigos e venha voar.

Voo de balão exclusivo para casais

Voo de Balão Exclusivo
Voo romântico para casais.

Passeio de balão em Boituva Sao Paulo Brasil

Campeonatos de Balonismo

Balão racer para competição

O objetivo das provas de campeonato de balonismo é atingir alvos previamente definidos, de acordo com as tarefas determinadas pela organização do campeonato, antes das provas há um encontro de pilotos e organizadores que se chama Briefing, e nessa reunião são apresentadas as tarefas da prova do dia, pois em um mesmo voo podem acontecer várias tarefas.
Nessas provas os pilotos devem demonstrar todo o conhecimento e perícia, para executarem as provas, os pilotos necessitam de muita habilidade pois o balão não tem controle de direção então os pilotos devem procurar camadas de ar em altitudes diferentes para leva-los até a direção de seus alvos, isso exige conhecimento de meteorologia e condições favoráveis de tempo como:
Visibilidade maior que 3 km
Ventos de superfície calos até 15 km/h
Sem previsão de chuva ou neblina.
Os horários mais apropriados para os voos de balão são logo ao amanhecer e o entardecer 3 horas antes do pôr do sol, pois balões não podem voar a noite, a melhor época do ano no Brasil são os meses de maio, junho, julho e agosto, a duração é de 2 a 3 dias, campeonatos oficiais válidos para o ranking tem duração maior de 5 a 10 dias.
A Área de Competição varia em cada região, mas normalmente num raio 20 a 30 km em relação ao centro de decolagem, por isso dependendo das tarefas das provas os balões estarão voando em áreas diferente a cada dia. Cada tarefa propõe atingir um determinado alvo durante o voo, e ao sobrevoar o alvo, cada competidor lança uma marca, uma fita numerada com seu número de competidor, com um pequeno lastro de areia na ponta, a distância entre a posição da marca e o centro do alvo que irá determinar o resultado de cada competidor e, consequentemente, o resultado da tarefa.
As decolagens podem ser conjuntas, ou seja, todos os balões na mesma área, ou individuais, onde cada piloto define seu local de decolagem, de acordo com a sua estratégia de voo. Para um campeonato de balonismo ser válido, são necessários pelo menos dois voos com um mínimo três tarefas realizadas, o sucesso de um campeonato de balonismo depende das condições climáticas.

Alguns exemplos de provas de campeonato de balonismo

Caça à Raposa: Um balão chamada de raposa decola em voo livre e ganha uma vantagem de dez minutos, passado esse tempo o juiz autoriza a decolagem dos demais competidores, que devem segui-lo. O balão raposa faz o possível para dificultar a perseguição, o ganhador da prova é o balão perseguidor que pousar mais perto dele ou lançar sua marca mais próxima.

Fly In:
Os balões decolam de uma distância de três quilômetros de distância fora área do campeonato e buscam jogar suas marcas o mais próximo possível de um alvo delimitado dentro do local determinado pelo juiz dentro do evento.
Cotovelo:
Nesta tarefa, o balonista decola, escolhe um alvo, atinge-o com a marca e depois, desviando o rumo, voa para um segundo alvo e joga outra marca. Ganha mais pontos o balonista que, nessa mudança de rumo, fizer um ângulo menor.
Máxima Distância:
Cada balonista só pode lançar sua marca após um determinado período de voo, quem lançar sua marca mais distante do local de decolagem, é o vencedor esta tarefa é escolhida em dias de ventos fortes.
Mínima Distância:
Tarefa normalmente feita em dias de vento calmo, o piloto só pode lançar sua marca após determinado período de voo, vence que percorrer a menor distância.
Prova da chave:
Nesta prova é colocada a chave gigante (1 metro ou dentro de um saco) de um carro ou moto, fixada no alto de um poste de 10 metros. Todos os concorrentes decolam de uma distância mínima de 3 quilômetros do local de onde está o mastro e o objetivo é, sem tocar no solo, apanhar com as mãos a chave do carro por ser prêmio único ganha quem alcançar o objetivo.

Devido a natureza desses campeonatores serem extremamente competitivos, hoje já é consenso o modelo de balão Racer que tem um formato mais longo como uma bola de futebol americano ao invés do formato tradicional de gota invertida.
Esses são somente alguns exemplos de provas, existem outras com maior nível de complexidade e baseados nas regras os coordenadores de campeonatos podem propor outras modalidades de tarefas.

 

Atualizado em: Janeiro 10, 2017

Aventurar Equipe de Balonismo Av. Rangel Pestana 1035 lj. 11 Telefone (011) 3326-8331 Celular (015) 99749-2856